"1°, 2° e 3° estágio do desenvolvimento cognitivo" de Piaget

 Nos estudos de Piaget é possível observar que ele leva em conta o social e o ambiente, mostra também que a criança se desenvolve nos 3 aspectos (físico, cognitivo e psicossocial) e que o reflexo é algo inato.

Ademais, no 1° estágio (sensório-motor; 0 a 2 anos) a criança inicialmente não lida com a linguagem simbólica (palavras) nem com números, somente com a linguagem concreta. Ocorrendo a compreensão através da visualização de um objeto, não sendo compreendido pela leitura da Palavra que o representa, e no aspecto numérico, a criança somente decora o formato, mas não o compreende.

O 2° estágio é o pré operatório (2 a 6 anos) a criança continua lidando com o concreto, mas a sua linguagem simbólica (algo que se assemelhe ao concreto) aumenta, então ela começa a entender que o desenho também é o concreto, nomeando-o. Mas tudo simbólico que pensa provém do concreto. Por fim, quando está no final deste estágio é que as atividades de contar a quantidade de objetos e colocar o número começam a ser realizadas. Por exemplo:

 ✏✏✏=3

⚽⚽+⚽⚽=4

Já no 3° estágio, que é o operatório concreto ( 7 a 12 anos) a criança passa a compreender os símbolos e escrevê-los, quase deixando a linguagem concreta. Como exemplo têm-se: 

⚽⚽ --> 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estágios Wallon

Ambientalismo× Inatismo e o construtivismo de Piaget