Ambientalismo× Inatismo e o construtivismo de Piaget


 Nas aulas dessa semana foi discutido a respeito do "inativo e ambientalismo" e o "construtivismo".

O inativo é quando se considera que a pessoa nasce sabendo tudo, sem precisar que haja esforço para aprender, colocando o pedagogo somente como um auxiliar.

Entretanto, o ambientalismo considera o contrário. A criança nasce como uma "tábula rasa" que aprende o que é estimulado no ambiente em que vive.

Dessa forma vem o Construtivismo, que é a vertente pensada por Piaget, que considera os conhecimentos como não sendo algo inato, mas também não são influenciados totalmente pelo ambiente. Fazendo com que o conhecimento seja construído a partir de uma interação, jdndjsjnd sendo isso a junção de uma predisposição do indivíduo com os estímulos do ambiente no qual está inserido.

Dessa forma, mostra-se necessário haver interação do indivíduo com o meio para gerar a adaptação. Sendo elas algumas configurações do sistema cognitivo, que são os esquemas, e eles são o processo de:

Desequilibração- recebe algo que não conhece.

Assimilação- alocação da ideia.

Equilibração- equilíbrio estável está entre assimilação e acomodação (compreende a informação recebida).

*Equilíbrio majorante- Após sair de um equilíbrio, vai para outro, ampliando seus esquemas.

Portanto, foi possível esclarecer que não há pessoas que já nasceram "gênias", mas sim foi Unido a sua predisposição (inatismo) com os estímulos externos que recebeu (ambientalismo). Bem como, o fato da capacidade de todos se desenvolverem intelectualmente, mesmo que demande um pouco mais de tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estágios Wallon

"1°, 2° e 3° estágio do desenvolvimento cognitivo" de Piaget