Estágios Wallon

Estágios de desenvolvimento para Henry Wallon:

(Desenvolvimento dialético e interacionista por fases que se intercalam)

Fase centrípeta: influência de fora para dentro; o meio que cerca faz ter vinculações com o próprio meio)

Fase centrífuga: estímulos de dentro para fora; coisas objetivas; foco no elemento.

1°- Estágio impulsivo-emocional (0-1 ano)

• Fase centrípeta

• Exemplo: um bebê age a partir de seu reflexo, impulso, ação e reação. 

2°- Estágio sensório-motor e projetiva (1 a 3 anos)

• Fase centrífuga

•Mobilidade +desenvolvimento 

• Marcos da fase: andar e falar

• Desenvolvimento cognitivo cresce através das emoções. 

• Fase em que a criança começa a projetar-se no mundo e ir atrás das coisas.

• O meio se torna mais acessível por conta da construção da linguagem.

• Meio se adequar à criança. 

3° - Estágio do personalismo (3 a 6 anos)

• Fase centrípeta 

• Retorno à construção de aspectos subjetivos ("meu")

• Imitação 

• Consciência de si (formação do "quem eu sou?")

• Começa o reconhecimento do que é seu e o que não é.

• Fase em que ocorrem mais brigas com os amigos pela posse das coisas.

4° - Estágio categorial (6 a 11 anos)

• Centrífuga 

• Reconhece os números 

• Fazer coleções 

• Entrada na escola (categoria das letras, objetos...)

• Interesse no meio externo, mas com mais consciência de si.

5° - Adolescência 

• Centrípeta 

• A consciência de si toma uma dimensão maior.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ambientalismo× Inatismo e o construtivismo de Piaget

"1°, 2° e 3° estágio do desenvolvimento cognitivo" de Piaget