Estágios Wallon
Estágios de desenvolvimento para Henry Wallon:
(Desenvolvimento dialético e interacionista por fases que se intercalam)
○Fase centrípeta: influência de fora para dentro; o meio que cerca faz ter vinculações com o próprio meio)
○Fase centrífuga: estímulos de dentro para fora; coisas objetivas; foco no elemento.
1°- Estágio impulsivo-emocional (0-1 ano)
• Fase centrípeta
• Exemplo: um bebê age a partir de seu reflexo, impulso, ação e reação.
2°- Estágio sensório-motor e projetiva (1 a 3 anos)
• Fase centrífuga
•Mobilidade +desenvolvimento
• Marcos da fase: andar e falar
• Desenvolvimento cognitivo cresce através das emoções.
• Fase em que a criança começa a projetar-se no mundo e ir atrás das coisas.
• O meio se torna mais acessível por conta da construção da linguagem.
• Meio se adequar à criança.
3° - Estágio do personalismo (3 a 6 anos)
• Fase centrípeta
• Retorno à construção de aspectos subjetivos ("meu")
• Imitação
• Consciência de si (formação do "quem eu sou?")
• Começa o reconhecimento do que é seu e o que não é.
• Fase em que ocorrem mais brigas com os amigos pela posse das coisas.
4° - Estágio categorial (6 a 11 anos)
• Centrífuga
• Reconhece os números
• Fazer coleções
• Entrada na escola (categoria das letras, objetos...)
• Interesse no meio externo, mas com mais consciência de si.
5° - Adolescência
• Centrípeta
• A consciência de si toma uma dimensão maior.

Comentários
Postar um comentário