Processos da psicologia e da educação

 Nesta semana foram estudados alguns termos, que com o passar dos anos foram se diferenciando um pouco. São eles:

  • Psicologia e educação: foi um período em que ambos os temas estavam sendo estudados, porém o foco deles era diferente. A educação estudava focada no ensino (transmissão de conteúdo) e a psicologia preocupava-se com a forma que o estudante seria impactado pelo ensino.
  • Psicologia da educação: consideração que tudo era natural, caracterizando o "não conseguir" do estudante como algo definitivo; sem mudanças. Ademais, eram realizadas escalas de inteligência, onde a pessoa era definidapelo resultado do teste, e caso o resultado fosse ruim, ela estaria fadada àquilo para sempre, pois nasceu assim (podendo ser herdado geneticamente ou influenciado pelo ambiente). Dessa forma  considerava que o aluno era o problema, não a metodologia aplicada.
  • Psicologia na educação: é o momento em que as áreas atuam juntas, priorizando a formação do sujeito, levando em consideração a sua individualidade, além de observar a complexidade das relação na escola e vê o que afeta o indivíduo. Podendo ser comparado ao período da "pós crítica", em que não era analisado somente o problema, mas também buscava-se a solução. 
Portanto, é nítido que até o momento a melhor forma de atuação no ambiente escolar é unindo os dois métodos, visto que, é notório que todos têm a capacidade cognitiva de se desenvolver e aprender, mas às vezes algo interfere esse processo. Pois cada pessoa é diferente e reage à estímulos diferentes. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estágios Wallon

Ambientalismo× Inatismo e o construtivismo de Piaget

"1°, 2° e 3° estágio do desenvolvimento cognitivo" de Piaget