Provas piagetianas

 As provas piagetianas são as formas práticas de demonstrar o desenvolvimento da criança. A primeira prova é a seriação, em que no período de desenvolvimento pré-operatório (2 a 6 anos) a criança não faz o processo de seriação, dessa forma ela não realiza corretamente série de algo que for estabelecido (processo de desequilibração é muito marcante).

Exemplo: 3-5-2-1-4 -> será a sequência decorada pé criança, mas ela não conseguirá realizar a seriação em ordem correta, 1-2-3-4-5, somente se for instruída. 

A segunda prova é a conservação, em que mesmo em dimensões diferentes há a mesma quantidade. Porém, no período pré-operatório a criança lida somente com 1 dimensão,  por conta do tamanho ser igual a quantidade seria considerada a mesma, ou pelo formato ser diferente a quantidade também seria diferente. Já na conservação de massas a assimilação é melhor, e nós números o tamanho é levado em consideração em detrimento da quantidade, mesmo que saiba contar sequencialmente.

Por fim, a terceira prova é o animismo, onde a criança do pré-operatório considera que tudo tem uma forma de pensamento; vida. Um exemplo prático são as bonecas que viram "amigas", os amigos imaginários. 

Portanto, observa-se que o desequilíbrio não é sofrimento, mas sim parte do processo e as respostas são aspectos imaturos que o contato com o meio desenvolve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estágios Wallon

Ambientalismo× Inatismo e o construtivismo de Piaget

"1°, 2° e 3° estágio do desenvolvimento cognitivo" de Piaget