Lev Vygotsky

 No aprofundamento dos estudos de Vygotsky é possível concluir que há culturas diferentes, que proporcionam saberes diferentes e não superiores. Visto que, a criança está se desenvolvendo de acordo com o contexto em que ela está inserida (sendo o professor uma peça fundamental, mas o meio também), dessa forma, a escola tem o papel de ampliar os horizontes da criança, não permitindo que fique somente com o que sabe. 

Com isso, chegou-se à conclusão de que os seres humanos têm "Zomas de desenvolvimento", que demonstram que é necessário alguém para intermediar o que sabe do que não sabe.

• Zona de desenvolvimento REAL•

- O que a criança sabe fazer, sem necessitar de mediação. 

- Considerado a fase de "equilibração" do construtivismo piagetiano.

•Zona de desenvolvimento PROXIMAL•

- A criança faz *parcela* das coisas sozinha.

- Precisa interagir (pedir ajuda) em algum momento.

- É dever do professor proporcionar essa zona.

- Considerado a fase de "desequilibração" do construtivismo piagetiano".

•Zona de desenvolvimento POTENCIAL•

- O que não sabe, mas um dia pode vir a. entender/fazer.

Essas zonas são um ciclo:

O que está na fase "Proximal" passa a ser "Real" e o que é "Potencial" passa a ser "Proximal".

Além disso, é enfatizado por Vygotsky que toda a forma de aprendizagem é ATIVA, sendo isso algo que necessita de um objetivo e motivo (o que move a fazer).

Por fim, mostra-se necessário que o professor dê passos a frente, mas sem pular etapas. Pois o desenvolvimento cognitivo é individual e processual.



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